Terça-feira, 16 de Outubro de 2007

Momento Inesquecível

A sessão tinha corrido maravilhosamente. Ele aderiu a tudo o que lhe foi pedido, como sempre...e no fim deixei-o escolher um jogo à sua vontade para jogarmos todos.

Eu já sabia qual o jogo que ele ia escolher, só podia ser o jogo de cartas, o jogo do “peixinho” que ele tanto adorava. Jogámos três partidas e naquela em que ele perdeu, coisa que tanto lhe custava, aceitar a derrota..., ele soube conter o choro, que a tanto custo queria sair, e eu senti mais uma vez orgulho nele.

Foi divertido, foi mais uma vez divertido...foi a última vez que foi divertido. Era a minha última sessão com aquele miúdo de quem eu tanto gostava.  Quantas vezes olhei para ele durante a sessão e o queixo tremeu-me por pensar que não mais ia vê-lo.

A sessão terminou. Era a hora da despedida e eu não queria chorar, queria que fosse uma despedida rápida. Ele correu para uma das mesas da sala do Jardim de Infância e começou a desenhar os seus bonecos preferidos, os Power Rangers! Baixei-me perto dele e disse-lhe:

- A Patrícia não vem mais...

- Poquê? – perguntou ele a tremer o queixo, depois de ter ficado alguns segundos em silêncio a olhar para mim.

- Porque vou voltar para a escola. Eu já te tinha dito isso no outro dia não já?

E é aqui que a emoção explode quando ele me abraça a chorar. Ele não queria chorar, fazia força para não chorar, mas as lágrimas caiam-lhe pelo rosto. E eu emocionada deixei-me ficar, sem saber o que dizer, sem sequer querer dizer alguma coisa. O abraço se desfez mas ele deixou-se ficar com o seu braço em redor do meu pescoço, a sua cabeça encostada na minha enquanto me dava beijos na face.

Eu não estava à espera disto e não queria chorar. Mas foi inevitável, e já com as lágrimas nos olhos e a voz a “tremer” disse-lhe:

- Não fiques assim. A Patrícia só veio aqui ter contigo durantes uns tempos, agora tenho que voltar para a escola, para ir aprender coisas novas!

- Mas poquê?

- Porque tem que ser assim...

- E eu agora fico com quem?

- Então agora ficas novamente com a A.R, como sempre estiveste! Eu só cá vim durante uns tempos!

Mas ele estava triste e ainda não me tinha largado o pescoço e continuava a chorar em silêncio.

Foi quando a TF teve uma óptima ideia. E que tal se eu lhe oferecesse o jogo que ele tanto gostava? O jogo do peixinho?

- Toma, é para ti! É para jogares com o pai, ok?

Ele pega nas cartas, dá um beijo nelas e encosta-as ao peito. Meu deus...como isto me tocou. Este pequeno gesto...E mais uma vez as lágrimas tenderam em encher-me os olhos.

- Assim ficas com uma lembrança minha, está bem?

- Sim...

- E ensinas o pai a jogar a este jogo porque tu já sabes jogar muito bem, certo?

- Está bem.

- Gosto muito de ti. Ajudaste-me muito. Obrigada. – segredei-lhe ao ouvido, abraçando-o fortemente.

- De nada. – retribui-me ele.

Dei-lhe um último beijo na testa, levantei-me e encaminhei-me para a porta. Olhei uma última vez para trás e vi-o a retomar o seu desenho dos Power Rangers.

 

E por mais anos que passem, nunca vou esquecer este momento, nunca vou esquecer cada palavra dita, cada olhar, cada gesto.

Saudades tuas meu lindo. Muitas...

sinto-me: Com fome!
música: Se eu voltasse atrás - Polo Norte
publicado por a_beautiful_smile_has_a_troubled_soul às 01:48
link | comentar | favorito
18 comentários:
De Lua de Sol a 16 de Outubro de 2007
Até eu fiquei emocionada...
Sabes, significa que estás no caminho certo. Não basta fazer o nosso trabalho, há que fazê-lo bem e humanamente... E ainda terás muitas saudades de outros meninos, quando já não precisarem de ajuda e acabarem a terapia...

Beijinhos ternurentos para ti
De a_beautiful_smile_has_a_troubled_soul a 16 de Outubro de 2007
Sara, obrigada pelo comentário.=)
Pois é...sei que ao longo da minha vida vou ter saudades de muitos meninos que me vão deixar ( o que é bom sinal!). Mas estes foram especiais...estes foram os primeiros, os meus primeiros meninos, e estes gestos, fazem-me ver que não fui indiferente, que durante 2 meses criei uma relação com eles, e sabe bem saber disso. Tenho muitas saudades deles, muitas, porque durante 2 meses vivi para eles, fiz tudo por eles e de repente deixo de os ver, essa quebra custa bastante. Serão sempre especiais, sempre!
Beijos grandes***
De joão palmela a 16 de Outubro de 2007
Olá Patrícia !
Os sentimentos, são Belos, mas a forma magistral como os descreves não fica atrás, pois sem ela, a belíssima descrição, talvez os sentimentos ficassem imperceptíveis, não sei qual deva salientar, talvez as duas ao mesmo tempo, já que tens uma forma maravilhosa de narrar.
Parabéns, beijinhos,
João Palmela
De a_beautiful_smile_has_a_troubled_soul a 16 de Outubro de 2007
Olá João! Bem vindo ao meu blog!=)
Muito obrigada pelas palavras carinhosas que aqui deixaste.
Fico contente em saber que gosta da minha forma de escrever e que consigo passar bem a mensagem.
Beijos e volta sempre!***
De angelstandingby a 17 de Outubro de 2007
Olá!

Somos colegas, mas não nos conhecemos e descobri o teu blog por acaso.

Sei bem o que sentiste naquele dia, porque também passei por uma situação semelhante. Ler o teu post fez-me recordar com doçura e saudade um dia longínquo. Se quiseres, partilho-o contigo aqui: http://angelstandingby.blogs.sapo.pt/

Beijinhos
De a_beautiful_smile_has_a_troubled_soul a 17 de Outubro de 2007
Olá! Sê muito bem vinda ao meu blog!=)
Já fui ler o teu post...admito que fiquei super curiosa e fui logo ler! E também já te deixei um nada breve comentário ao post. Está um pouco grande...tenho esse problema...quando começo a escrever :| he he
E ainda bem que tivemos meninos destes, que nos deram estes pequenos presentes que nos encheram os olhos de lágrimas, e nos tocaram bem fundo no nosso coração. É bom sinal, é sinal que fizemos a diferença...e quando é em estágio...primeiros meninos, saber que fizemos essa diferença, que fomos importantes, têm um gosto especial, toca de forma diferente. Foram os primeiros meninos, foi a nossa primeira experiencia, a e a retribuição do nosso esforço, o que nos diz que se tivemos bem ou não, não é aquela nota que sai na pauta...são estes gestos, estas atitudes, isso sim.
Beijos grandes***
De Virginiana a 17 de Outubro de 2007
Oi filha!

desculpa filha é o meu estado neste momento, mais tarde a mãe comenta!

Beijos
De a_beautiful_smile_has_a_troubled_soul a 19 de Outubro de 2007
Oh mãe! Também não precisas ficar assim!=P Eu sei que estas coisas te tocam...eu sei disso;) Se não quiseres comentar não precisas, este teu comentário já diz tudo.=)
Beijos grandes***
De Xika a 18 de Outubro de 2007
esse teu dom da escrita... os sentimentos que passas...oh meu deus!
E eu ao ler sinto o mm...exactamente o mm!! saudades dos meus meninos...dos 1ºs abraços e beijos que me deram...das ultimas palavras que me disseram! :):)
Com esse pequeno diálogo fizeste-m lembrar momentos tão bons pelos quais tbm passei...momentos mágicos e ineskeciveis!
Beijokas Srª Terapeuta************
De a_beautiful_smile_has_a_troubled_soul a 19 de Outubro de 2007
Xika!!! Que bom ver-te por aqui!=)
Obrigada pelos elogios!
Sei que sentes o mesmo, sei que sentes também muitas saudades dos teus meninos, os teus primeiros meninos, aqueles que nos marcam de uma forma inexplicável.
Ficam as saudades...ficam as lembranças dos sorrisos, das lágrimas, da forma como eles nos faziam rir. Isso ninguem nos pode tirar, nunca!=)
Beijos grandes para ti missanguita!***
De olha_por_mim a 19 de Outubro de 2007
Foi impossível não deixar correr as minhas lágrimas......foi um momento lindo...muito emocionante...é sinal que estás na área certa...que gostas do que fazes....e melhor ainda...os outros gostam do teu trabalho...
Beijocas muito grandes e boa sorte para continuares...
De a_beautiful_smile_has_a_troubled_soul a 19 de Outubro de 2007
Olá, bom dia!=)
Oh...obrigada pelas palavras lindas...é muito bom saber que consegui passar bem a mensagem, um bocadito do que foi aquele momento para mim. Sim, gosto do que faço e a maior retribuição que posso ter são estes gestos de carinhos oferecidos pelos meus meninos/adultos.
Obrigada!
Beijos grandes***

(P.S - É bom ver-te por aqui novamente!)
De FELINO a 21 de Outubro de 2007
Estou sem palavras.
Fez-me recordar os bons e maus momentos que eu tive no Hospital de Alcoitão com a minha filha.
Patricia um bem haja para si é só o que lhe quero dizer.

Beijo
De a_beautiful_smile_has_a_troubled_soul a 21 de Outubro de 2007
Olá "Felino"!
Fico feliz por teres gostado do meu post=)
Espero que esteja tudo bem com a tua filhota.
Beijos grandes**
De Ohayo a 21 de Outubro de 2007
Pronto... foi desta. Não conti... quanto sentimento... fizeste-me lembrar uma altura em que fiz um trabalho de psicologia numa creche e também me custou a separação... O Rafael... foi um menino que se apegou tanto a mim e eu a ele que pensei em colocar o nome dele a um filho que tivesse. São lindos momentos. São daqueles momentos que valem a pena. Tens um dom incrível para escreveres e transmitires sentimento. Parabéns.
De a_beautiful_smile_has_a_troubled_soul a 21 de Outubro de 2007
Oh Mei...obrigada!!
Ás vezes encontramos crianças que nos deixam tantas saudades não é? Que nos são tão queridas...felizmente já aconteceu comigo, mas infelizmente teve que haver a tal separação.
Obrigada mais uma vez pelos elogios constantes=)
Beijos grandes*
De daplanicie a 22 de Outubro de 2007
E pronto cá estou eu a retribuir a visita que me fez. Gostei memso muito deste post que relecte a sensibilidade quer na vivência da situação quer na escolha das palavras que construíram este texto que me tocou muito. Também eu lido diariamente com crianças e sei bem o valor que têm pequenos gestos e palavras.
De a_beautiful_smile_has_a_troubled_soul a 22 de Outubro de 2007
Obrigada Luz pelas lindas palavras! Fico feliz por ter gostado deste post, que para mim é bastante especial. É um momento que está bastante presente na minha memória. Inesquecivel!
Também lida com crianças? Que bom! Sem dúvida alguma renovam-nos o espírito, trazem alegria para os nossos dias e não têm consciencia sequer disso.
E estes gestos...são tudo!
Beijos grandes e boa semana!!

P.S - Não me trate por "você". Tenho apenas 21 anos! E cara de 16! hehe ;)

Comentar post

.mais sobre mim


. ver perfil

. seguir perfil

. 26 seguidores

.Junho 2009

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

.Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

.posts recentes

. Um dia voarei…voarei para...

. Vai Aonde Te Leva o Coraç...

. Finding Neverland

. Como é Fácil ser Difícil

. Feliz Ano Novo para todos...

. Keane no Coliseu de Lisbo...

. Sessão de autógrafos de N...

. Caminho de uma Vida

. Eu só queria...

. O Clube dos Poetas Mortos

.tags

. todas as tags

.favoritos

. O Poder da Memória

. Momento Inesquecível

. Mãos Dadas

. Um Caso de Paixão

. O amor na areia

.links

.pesquisar

blogs SAPO

.subscrever feeds